Gabriel Gomes

Siga nas redes sociais:

Músico e compositor, iniciou a carreira no final dos anos 80 com a Sétima Legião, grupo com o qual gravou cinco álbuns de originais: “A um Deus Desconhecido”, “Mar de Outubro”, “De um Tempo Ausente”, “O Fogo”, e “Sexto Sentido”.

Mais tarde participa na fundação dos Madredeus, com quem gravou também cinco discos:  “Os Dias da MadreDeus”, “Existir”, “O​ ​Espírito da Paz”, “Ainda” e “O Paraíso”.

A partir de 1996 decide dedicar mais tempo a uma área que já o fascinava: as novas ferramentas e linguagens do mundo digital. Editou um disco sob a designação de ​”​Projecto Om​”​ e outro com o nome de Tjak, onde explora os caminhos da música electrónica. Foi também fundador juntamente com Rodrigo Leao do grupo Os Poetas – numa vertente mais acústica e dedicada à palavra – com o qual gravou dois álbuns.

​A exploração de novos mundos sonoros não o afastaram do acordeão, sendo actualmente presença activa enquanto instrumentistas em projectos de Tim e Jorge Palma, entre outros.​
​Em 2015 fundou em conjunto com Luís Varatojo o projecto Fandango, que se caracterizava pela fusão entre o acordeão, a guitarra portuguesa e a música electrónica. Este conceito inovador no panorama nacional foi muito bem recebido, tendo marcado presença em alguns dos mais importantes festivais e salas portuguesas.

Newsletter

E-mail

@ 2020 Bairro da Música | geral@bairrodamusica.pt