𝐁𝐋𝐈𝐍𝐃 𝐙𝐄𝐑𝐎 EDITAM “COURAGE AND DOOM” E COMEMORAM 30 ANOS DE CARREIRA AO VIVO

← Voltar a Notícias

No ano em que comemoram o 30.º aniversário, os Blind Zero editam um novo álbum, “Courage and Doom”, dia 31 de maio, do qual já são conhecidos os singles “Running Back to You” e “I Only Miss You When I’m Breathing” – já disponíveis nas plataformas digitais.

Composto durante os tempos de privação que o mundo viveu, o nono disco da banda regista “alguns momentos de dor, angústia e sobrevivência nunca antes vividos. Tempos que condenaram este disco a ser o resultado de somas e dos impulsos exteriores que ocuparam e permanecem, ainda, como usurpadores do mundo interior e até da nossa intimidade. Atos irrefutáveis como a morte ou a perda de chão”, refere Miguel Guedes.

“Courage and Doom” percorre diversos estados de espírito, mas não procura sínteses. “Também o lado luminoso de poder sobrevoar para olhar tempos únicos em que novas relações se criam após sentido deserto. Há uma ânsia luminosa de reencontro que percorre o disco, e que tenta fazê-lo afastar-se da condenação em que foi escrito e gravado. A redenção parece ter-se transformado num pecado capital, mas é muito desejada”, descreve Miguel Guedes que, acrescenta: “O disco começou a ser pensado antes da nossa vida mudar, tal como a conhecíamos, e acabou de ser gravado numa fase de reencontros possíveis e na angústia de uma guerra a entrar pela porta do lado.”

Depois de “Often Trees”, um disco mais orgânico que vive da simbiose e recorte dos instrumentos do coletivo, “Courage and Doom” começa com uma meticulosa exploração individual de sons e ambientes atmosféricos, com sintetizadores e programações a definirem paisagens sónicas para, posteriormente, serem transmutadas por rendilhados de instrumentos convencionais. Este novo ponto de partida, menos convencional, faz com que o plano de fundo seja o alicerce de toda a construção musical, tendo em consideração a sua influência e envolvência.

Gravado e produzido por Nuxo Espinheira, “Courage and Doom” foi também masterizado por Christian Wright (Arcade Fire, Bjork, LCD Soundsystem, Massive Attack, Radiohead, The National) em Abbey Road, e misturado por Nelson Carvalho e João Bessa.

A comemorar 30 anos de carreira, os Blind Zero mostram vitalidade em “Courage and Doom”. Um disco intemporal, apesar do seu ponto de partida, onde Miguel Guedes (voz e guitarra), Nuxo Espinheira (baixo, teclado e voz), Vasco Espinheira (guitarra) e Pedro Guedes (bateria) demonstram maturidade e lealdade à linguagem musical com que se deram a conhecer em 1994. Ao vivo, as músicas ganham ainda mais leituras e isso estará bem patente no concerto de apresentação de “Courage and Doom” agendado para dia 30 de maio, na Casa da Música do Porto. Uma dupla celebração, onde os Blind Zero vão comemorar três décadas, revendo o passado, olhando o presente com um novo álbum, projetando o futuro.

Share:

Newsletter

E-mail

@ 2020 Bairro da Música | geral@bairrodamusica.pt