Rui David e Miguel Araújo partilham nova versão de “Ateneu”

← Voltar a Notícias

A nova versão de “Ateneu”, de Rui David com Miguel Araújo, é lançada hoje. Gravada, misturada e masterizada por Bruno Pereira, no estúdio de Miguel Araújo, no Porto, conta com videoclip realizado por André Tentugal e demonstra a cumplicidade e amizade dos dois músicos e de Peixe, que se junta na guitarra e na produção.
Editada no álbum “Contraluz”, lançado há um ano, “Ateneu” foi oferecida a Rui David por Miguel Araújo e ganha, agora, uma roupagem bem diferente da original.

“Com o Miguel tudo é fácil. Ao saber das minhas intenções em ter um tema dele no meu disco disse logo que sim. Abriu as portas de casa e da gaveta dos seus temas saltou o Ateneu – ‘É teu’, disse. Assim, sem mais. Meses depois, já com o ‘Contraluz’ a tomar forma, mostrava-lhe uma versão com um arranjo doce do Peixe à guitarra. Ele aprovou! 
Pouco depois, fizemos uma segunda versão do tema, mais despenteada, e que parecia jogar melhor com a letra e com a sonoridade que estávamos à procura no disco. Enviei-lhe essa versão e contei-lhe do meu pesar em ter que escolher esta e “matar” a outra à nascença… A solução não tardou do outro lado: “que tal lançar essa versão com banda no disco e gravarmos depois, descomprometidamente, essa primeira, só com guitarra, aqui no meu estúdio?” Assim nasceu este ‘Ateneu’. Não sei o que lhe agradeça mais: se o seu talento, se a sua generosidade, se esta arte antiga de ser um tipo descomplicado”, conta Rui David sobre esta parceria. 

Um encontro feliz também nas palavras de Miguel Araújo“Conheci o Rui David primeiro como espectador. Fiquei fascinado quando o ouvi a cantar… ficava ali horas, admirado com a capacidade dele de usar voz e violão como instrumento único, que é uma coisa invejável e muito admirável. Ele faz isso como ninguém.” Sobre “Ateneu”, o músico e compositor acrescenta“Envaideceu-me muito o convite do Rui para gravar uma música minha, numa versão altamente melhorada em relação ao meu esquisso original.”

Share:

Newsletter

E-mail

@ 2020 Bairro da Música | geral@bairrodamusica.pt